
Quando se fala em desenvolvimento de carreira, sempre se destaca a importância de fazer estágios durante a faculdade, isso é importante e pode ser complementado com outras formas de se desenvolver pessoal e profissionalmente, além de começar a dar corpo para seu CV.Trabalhar em EMPRESAS JUNIORES: no ano de 1967, estudantes da L’Ecole Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales (ESSEC) de Paris (França) buscavam uma alternativa para aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos no ensino superior. Ansiosos em ganhar experiência profissional, criaram a primeira Empresa Junior do mundo. No Brasil, a criação da primeira Empresa Junior aconteceu na Fundação Getúlio Vargas/SP, em 1989. O movimento em São Paulo cresceu rapidamente e hoje conta com o maior número de empresas em todo o país. Rapidamente o movimento chegou a praticamente todos os estados do Brasil. Esse é um movimento muito interessante, pois dá ao aluno a oportunidade de ser “Presidente”, “Diretor”, ou de assumir responsabilidades muito cedo em sua carreira. Apesar do tamanho da responsabilidade não se comparar aos mesmos cargos de grandes empresas, algumas competências já começam a ser desenvolvidas, e esses alunos começam a ter histórias para contar. Geralmente, o trabalho é sem remuneração, mas é uma excelente experiência, além de ser muito bem visto por recrutadores.
Também creio que seja muito importante eleger um “mentor” que publique dicas e conteúdos sobre a área que você deseja atuar.
Usufrua de todas as experiências que conseguir se envolver. Aprenda sobre novas culturas, tenha experiência internacional, mesmo que seja através de seu computador.
Envolver-se com TRABALHO VOLUNTÁRIO: além de mostrar uma preocupação do aluno com a sociedade – o que é muito bem visto em várias empresas, principalmente naquelas mais socialmente responsáveis – esses trabalhos também podem trazer uma grande carga de experiências e vivências que podem ser transferidas para o ambiente corporativo, como a liderança, trabalho em equipe, comprometimento, senso de responsabilidade e muito mais.
Buscar uma EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL: muitas pessoas acreditam que a experiência internacional só é válida se for para trabalhar em uma empresa sólida, mas há outras possibilidades. Você pode fazer um ano ou semestre da faculdade em alguma escola fora do Brasil. Claro que isso depende de um acordo entre as escolas, caso você não queira perder o semestre, mas, em alguns casos, também pode valer a pena trancar o semestre em troca da experiência. O importante é se expor, querer aprender, passar a entender novas culturas, abrir a cabeça, ver como outras pessoas pensam e fazem coisas que você sempre pensou e fez de forma bem diferente. Para valer a pena, você deve abraçar a diversidade e expandir suas fronteiras físicas e mentais. Lembre-se, nunca é cedo ou tarde demais para começar!
Fernanda Thees
Crie suas experiências nas Redes Sociais! Trocar experiências profissionais pode ser tão fácil e divertido quanto falar sobre o final de semana. Procure pelos profissionais que fazem o trabalho que você almeja.
Carla Falcão
Aproximadamente 20% dos líderes nas empresas já pertencem à Geração Y (fonte – Hay Group) e são formados por jovens com elevada qualificação acadêmica (graduação, MBAs, inglês realmente fluente, etc.). Toda essa qualificação certamente aumenta a expectativa de ascensão, principalmente quando o jovem encontra nas empresas, profissionais com qualificação acadêmica inferior.
Contudo, isso pode trazer desafios novos, pois a ascensão a postos de liderança não é composta apenas por conhecimento acadêmico, mas também por conhecimento tácito, adquirido com a experiência funcional.
O total “foco em resultados” ainda faz com que o líder da Geração Y seja visto como “sem tato” por sua equipe. Ele ainda precisa aprender a lidar com os relacionamentos interpessoais usando “ferramentas analógicas” como conversas e olho no olho, não apenas através dos instrumentos virtuais que ele domina com facilidade.
Complementando as 3 atividades, minha melhor sugestão ao jovem é: busque experiências e não apenas a experimentação. Isso irá sedimentar o desenvolvimento de sua carreira.
Sidnei Oliveira
Fonte:http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/sidnei-oliveira/2012/05/14/3-atividades-para-fazer-a-carreira-crescer/#more-2062 acesso em 14 de maio de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário