Depois de apresentar números fracos em 2013, balanço
trimestral da maior rede de farmácias do País começa a refletir os resultados
da integração iniciada em 2011
Quase
três anos após a fusão que deu origem à maior rede de farmácias do País, a
RaiaDrogasil começou, finalmente, a colher os resultados dessa união. Ao
divulgar ontem o balanço do primeiro trimestre, depois de um 2013 de números
mais fracos, a companhia quer mostrar ao mercado que a fase mais difícil do
processo de integração ficou para trás. Internamente, 2014 está sendo tratado
como o 'ano um' da nova empresa, que começou a ser desenhada em 2011.
A
etapa mais complexa da integração das redes Droga Raia e Drogasil começou no
dia 30 de setembro do ano passado e terminou em plena sexta-feira de carnaval.
Durante a madrugada, a equipe de tecnologia da empresa "virou", de
uma vez só, o sistema das últimas 200 lojas de São Paulo, que ainda era
diferente para cada uma das bandeiras. Desde o início, a operação envolveu mais
de 160 pessoas. "Foi uma empreitada porque o sistema corporativo é
simplesmente o coração da companhia", diz Marcílio Pousada, que no mês que
vem completa um ano na presidência da RaiaDrogasil.
Com a
integração, a empresa conseguiu, por exemplo, unificar as compras e entregas de
produtos para todas as lojas da rede. Distorções logísticas também foram
resolvidas. Embora a antiga Drogasil tivesse um centro de distribuição em
Contagem (MG), as lojas da Droga Raia em Belo Horizonte ainda eram abastecidas por
um centro de distribuição localizado em São Paulo. "Resolver esse tipo de
coisa faz com que a gente consiga crescer e ganhar produtividade com a
estrutura que já temos", diz Eugênio de Zagottis, vice presidente de
relações com investidores da rede. O que ainda está pendente, segundo ele, é a
unificação do sistema dos caixas nos pontos de venda.
Para
os executivos, o resultado do primeiro trimestre deste ano já é reflexo da
integração e foi impulsionado também por um verão de vendas em alta no setor.
Nos três primeiros meses de 2014, as vendas da RaiaDrogasil cresceram 19,5%,
para R$ 1,7 bilhão. O último balanço da Associação Brasileira de Redes de
Farmácias e Drogarias (Abrafarma) aponta uma expansão de 16,7% nas vendas do
setor no mesmo período. O lucro operacional (Ebitda) da RaiaDrogasil cresceu
31,9%, para R$ 87,3 milhões no primeiro trimestre.
"As
sinergias resultantes da fusão demoraram a aparecer, o que fez as ações da
companhia caírem bastante no ano passado", disse André Parize, analista do
banco Votorantim. "Mas já estamos revisando nossas recomendações para a
empresa porque, ao que parece, a integração já começa a dar resultados."
A
melhora nos números da RaiaDrogasial, de certa forma, tiram um peso das costas
de Marcílio Pousada, que presidiu a livraria Saraiva por oito anos e foi para a
rede de farmácias com a missão de substituir Cláudio Ely, um dos executivos
mais experientes do setor.
Veterano
do varejo, com papo de vendedor, Pousada tem conseguido, aos poucos, deixar sua
marca na companhia. No fim do ano passado, ele instituiu o "dia do
balcão": a cada três meses, os 24 principais executivos da empresa,
inclusive ele, colocam um jaleco branco e vão para as lojas atender a
clientela. "Temos uma lista de sugestões que surgiram do nosso primeiro
'dia do balcão'", conta. Essa foi uma ideia que ele trouxe da Saraiva,
onde os executivos periodicamente passavam um dia acompanhando o atendimento no
call center.
Mas
seu maior desafio agora, segundo o analista do Bradesco, Ricardo Boiati, é
manter o crescimento da companhia com rentabilidade. "A empresa tem um
plano ousado, mas factível de expansão. É ele que vai garantir o crescimento
daqui para frente, num mercado cada vez mais competitivo."
No ano
passado, a empresa inaugurou 131 novas lojas e tem a meta de manter esse volume
em 2014 - é quase três vezes o número de unidades da Onofre, controlada pela
americana CVS. "Esse não é um número impossível", diz Pousada.
"Já temos 87 contratados assinados."
Expansão.
Na semana que vem, a RaiaDrogasil vai ultrapassar a marca de 1 mil lojas
próprias no País, com duas inaugurações "comemorativas". Pousada vai
inaugurar pessoalmente a unidade Droga Raia do Aeroporto Internacional de
Guarulhos - será a primeira da rede em um aeroporto. No dia seguinte, seguirá
para Recife, onde participará da abertura da primeira unidade de Pernambuco.
"O Nordeste é um vetor de crescimento", diz o presidente. Neste ano,
a rede estreia também em Alagoas e Sergipe.
A
expansão agressiva a que a RaiaDrogasil se impôs acontece em meio a um novo
ciclo de consolidação no setor. No ano passado, o conglomerado Ultra, que reúne
ativos em distribuição de combustíveis, químicos, gás de cozinha e logística,
surpreendeu o mercado ao anunciar a compra da rede Extrafarma, com atuação no
Norte e Nordeste do País. A gigante CVS, que entrou no mercado brasileiro ao
comprar a Onofre, já busca novas aquisições. Segundo fontes, ela teria sondado
a Drogaria São Paulo/Pacheco, maior concorrente da RaiaDrogasil.
Estadão – ECONOMIA & NEGÓCIOS - 09 de maio de 2014 | 2h
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FONTE: http://goo.gl/FWBMhw
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