O acompanhamento de alguns indicadores na área da saúde é
vital para que você tenha instrumentos de negociação com seu plano de saúde. Além
de você ficar atualizado sobre a saúde da sua população (estatisticamente),
você precisa estar municiado de informações para atender os questionamentos do
seu público interno (gerentes, diretores, colaboradores), bem como ir discutir
os principais eventos com o plano/seguro.
Uma das formas de fazer um diagnóstico rápido sobre a
situação é buscar desvios através de
indicadores, que devem fazer parte do relatório que a seguradora/operadora de
planos de saúde lhe entrega periodicamente.
Expomos aqui três indicadores básicos que podem ajudá-lo no
diagnóstico da sua população assistida, bem como servir de base de análise para
uma negociação de renovação de contrato
com a sua operadora/seguradora.
1- Número médio de consultas por ano por colaborador
Ao analisar os seus dados obtidos pelo relatório da
operadora/seguradora você poderá identificar se a sua utilização está acima ou
abaixo do indicador da ANS. Também é interessante obter o número separado de
consultas em pronto socorro e consultas normais, para extrair conclusões sobre
a maneira como os usuários estão utilizando o plano.
Não basta analisar se o seu
indicador está na média, abaixo ou acima do indicador geral da agência,
é necessário uma investigação mais profunda para descobrir se existe uma
utilização predatória, uma baixa utilização por insatisfação,etc.
2- Número de exames/número de consultas
Este indicador é muito interessante e pode mostrar se existe
uma análise da rede credenciada por parte da operadora com relação a qualidade
de diagnósticos e controle dos custos. Uma variação muito grande com relação à
média pode indicar distorções que devem ser analisadas de forma mais intensa,
inclusive com entrevistas dos pacientes, abertura dos custos por paciente,
por prestador, etc.
3- Número de internações
O número de internações é um
indicador que deve ser analisado com cautela. Dependendo do tamanho da sua
população assistida, uma taxa zero de internações não significa que o plano
está atendendo mal os associados, por exemplo, mas pode ser um indicativo de postergação
de tratamentos e cirurgias. Sua análise deve ser pautada para cada caso,
buscando correlações dos procedimentos realizados/patologias com a região onde
se encontra o paciente, função na
empresa, departamentos onde os pacientes trabalham e com quais se relacionam, questões de
segurança no trabalho, educação dos colaboradores para a utilização,etc.
Existem um número muito grande de
análises que podem ser feitas através de indicadores que podem auxiliá-lo na
gestão dos custos com planos/seguros de saúde e estes três podem ser um início
de um trabalho que poderá gerar muitos resultados.
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