O comportamento dos cupins das planícies da Namíbia, que constroem montes de terra de 8 metros de altura, serviu de inspiração para uma equipe de cientistas e engenheiros de Harvard criar um grupo autônomo de construção robótica. Com a tecnologia desenvolvida, os robôs podem construir estruturas sem a necessidade de comando central ou papéis prescritos.
Os robôs podem construir torres, castelos e pirâmides de tijolo de espuma. De acordo com o site Fast Company, os robôs poderiam ser utilizados um dia para construir estruturas onde o risco é muito alto para os serem humanos. A equipe de Harvard já começou a trabalhar uma forma de como os robôs podem construir diques de sacos de areia.
Ao site phys.org, Radhika Nagpal, principal pesquisadora envolvida no trabalho, disse que a inspiração chave que a equipe tirou dos cupins é a ideia de que você pode fazer algo realmente complicado como um grupo, sem um supervisor, e em segundo lugar, que você pode fazê-lo sem que todos discutam explicitamente o que está acontecendo, mas apenas modificando o meio ambiente.
Fonte:Estadão, acessado dia 20 de Fevereiro de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário