Conquistar espaço editorial em veículos de comunicação não depende só do potencial do seu negócio. Pode ser a melhor ideia do mundo, mas se o jornalista não tiver acesso a isso, se ele não conseguir as informações que precisa, não existe publicação. Conhecer as engrenagens da imprensa é meio caminho andado para emplacar uma matéria na mídia.
1. Matérias não são pagas
1. Matérias não são pagas
O espaço editorial de sites, revistas, jornais e outros meios de comunicação só pode ser conquistado com conteúdo relevante e de interesse público. Se o seu negócio tiver esse apelo, ele pode atrair a atenção da mídia, mas essa atração é espontânea, ou seja, não envolve transações financeiras e a palavra final não é sua. É bem diferente de anúncios publicitários, que são pagos e a publicação sai tal qual foi encomendada, sem alterar uma vírgula. A boa notícia é que sair na imprensa traz muito mais credibilidade – e clientes! – do que uma propaganda.
2. Novidade e exclusividade: o arroz-feijão da mídia
2. Novidade e exclusividade: o arroz-feijão da mídia
Quanto mais inovadora for a sua ideia, maior o potencial de ela ganhar destaque na imprensa. Se seu alvo são grandes publicações, a carta na manga é guardar a exclusividade de divulgação para elas. Ao lançar um novo serviço, por exemplo, evite falar sobre ele no blog que alimenta em seu site, muito menos em outros portais, senão deixará de ser notícia em primeira mão e os veículos podem se desinteressar pela divulgação. O negócio é ser o primeiro a anunciar o seu negócio, então vá direto à mídia que quer alcançar.
3. Jornalistas investigam seu negócio antes de escrever sobre ele
3. Jornalistas investigam seu negócio antes de escrever sobre ele
Parece óbvio, mas não é. Estimo que mais da metade do interesse do jornalista vai embora se o site da sua empresa for mal construído, desatualizado ou estiver com bugs. E isso cai para algo próximo de zero se nem sequer existir uma página na web. É fácil entender, já que a primeira referência que jornalistas e leitores buscam ao se deparar com um novo produto/serviço é o site da marca. Portanto, organize “a casa” antes de receber as visitas.
4. A mídia não espera
4. A mídia não espera
Na imprensa, tudo é para ontem, os prazos são curtíssimos. Levar dois dias para responder um e-mail ou não atender duas ligações no mesmo dia pode acabar com suas chances de aparecer na mídia. Por isso, seja o mais solícito e disponível possível se um jornalista quiser fazer uma matéria sobre seu negócio – às vezes quinze minutos são mais que suficientes para atendê-lo. Caso contrário, ele pode ir atrás da concorrente e fazer uma matéria sobre ela.
5. Uma boa foto = Uma boa matéria
5. Uma boa foto = Uma boa matéria
Imagens bonitas e em alta resolução dobram as chances de publicação e destaque de uma matéria. Mais: no caso da divulgação de produtos, elas são imprescindíveis. Isso porque, em qualquer mídia, texto anda de mãos dadas com a arte. Pode reparar: quantas matérias sem foto (nem ilustrações, nem nada) você vê publicadas? Assim, vale tirar algumas fotos de qualidade para disponibilizar à imprensa. Dê preferência a imagens criativas, divertidas, coloridas. Se você tem uma esmalteria, por exemplo, tire uma foto abraçando muitos esmaltes!
Jéssika Morandi é jornalista e trabalha com PMEs na assessoria de imprensa e marketing digital Press Works.
Jéssika Morandi é jornalista e trabalha com PMEs na assessoria de imprensa e marketing digital Press Works.
Fonte: Administradores, acesso em 04 de fevereiro de 2014.
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