Críticas são essenciais para o desenvolvimento e crescimento pessoal. No entanto, a sua forma de se criticar pode atrapalhar esse processo. Quando muito duras, as autocríticas tendem a aumentar a procrastinação e diminuir o progresso pessoal, já que servem como forma de desmotivação para o indivíduo.
De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia, Berkeley, dos EUA, a melhor forma de incentivo pessoal é se criticar construtivamente, trocando o martírio interno por franqueza.
A pesquisa também traz as quatro dicas de como tornar suas críticas mais construtivas. São elas:
A pesquisa também traz as quatro dicas de como tornar suas críticas mais construtivas. São elas:
1 - Critique comportamentos específicos e tangíveis
Criticar e generalizar aspectos sobre si mesmo desmotiva e atrasa seu desempenho. É mais saudável pensar em estratégias para melhorar. Como por exemplo, ao invés de se definir como uma pessoa que não é inteligente, repense seus maus hábitos e o que pode fazer para se sair melhor nas próximas vezes.
2 – Não apenas critique as circunstâncias externas, tente mudá-las
Tenha consciência de que os fatores externos não têm tanta importância quanto seus hábitos e decisões. Usar seu colega de quarto que ficou assistindo televisão até tarde como desculpa por não ter estudado não cola. O mais viável é admitir para si mesmo que sua moradia talvez não seja o melhor lugar para estudar e encontrar alternativas para essas ocasiões.
3 – Foque-se mais nos outros
Uma forma de ser mais positivo é reparar em como suas ações podem afetar quem está ao seu redor. Não veja os outros como uma ameaça, e sim como o seu desempenho pode ajudá-los. De acordo com uma pesquisa da Associação Americana de Psicologia, aqueles que correm atrás de objetivos que beneficiam a equipe têm menos conflitos em suas relações profissionais e se sentem mais encorajados para atingir suas metas.
4 – Seja razoável ao se criticar
Se martirizar por algo que não deu certo não te levará a lugar algum. Analise os erros e pense em formas de evitar que eles aconteçam novamente. Ao repensar seus pontos fortes e suas fraquezas, você abre espaço para futuras melhoras.
Fonte: Época Negócios, acesso em 17 de janeiro de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário