
Contatos casuais x relações profundas

Ativo instável x ativo próprio de longo prazo
Nas redes sociais o alcance de sua empresa depende muito das regras da plataforma utilizada. No Facebook, por exemplo, ele fica limitado, em média, a 10% da base – para conseguir impactar um número maior de pessoas só investindo em anúncio por lá. Por outro lado, a base de contatos de sua empresa é um ativo próprio de longo prazo e sobre o qual sua equipe detém total controle, podendo avaliar exatamente quem visualizou e segmentar o conteúdo, entre outros recursos.
Automatização genérica x conteúdo segmentado
Tanto nas redes sociais quanto na plataforma de e-mail marketing é possível fazer a publicação e o envio de forma automatizada. A diferença é que nas redes sociais ele se limita a um agendamento da publicação. Já a automatização nas plataformas de e-mail marketing pode ir muito além, como no caso da nutrição de leads, um recurso onde é possível agendar uma sequência de mensagens personalizadas, de acordo com o interesse de seus contatos. Um canal completa o outro. Se por um lado as mídias sociais são úteis para atrair novas oportunidades, divulgando o conteúdo de sua empresa para uma base cada vez, por outro lado, o email marketing funciona melhor para nutrir os relacionamentos já existentes e impulsionar as vendas.
Eric Santos é especialista em marketing digital e CEO da Resultados Digitais.
Fonte: Exame, acesso em 15 de janeiro de 2013.
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