quarta-feira, 3 de julho de 2013

Empreendedor: seja simples e resolva um problema real! Papo com Gustavo Caetano

Falando sobre empreendedorismo, o papo de hoje é com Gustavo Caetano, empreendedor e fundador da Samba Tech. Gustavo dá valiosas dicas aos que querem empreender, e conta um pouco de sua carreira de sucesso e seu estilo como empreendedor.
Entrevista com Gustavo Caetano – por Marcelo Miranda
Marcelo Miranda –  Gustavo, você é reconhecidamente um empreendedor de sucesso no nosso país,  quais as três características ou comportamentos seus que você considera que contribuiram para o seu sucesso como empreendedor?
Gustavo Caetano – Como empreendedor vivo pensando em novos produtos para os clientes da Samba Tech. Porém, uma das primeiras coisas que aprendi é manter o foco no que realmente importa. Os clientes querem que o produto resolva bem um problema que eles tem, nada mais do que isso. Quando adicionamos novas funcionalidades ao produto, aumenta-se também a complexidade de uso. Poucos vão conseguir criar um produto genérico (que serve para todos os mercados) de sucesso. Por isso, é importante saber, com clareza, qual problema será resolvido e depois focar na resolução mais simples possível, que é o meu segundo conselho. Mantenha as coisas simples. Criar produtos de fácil uso é muito complexo. Os que conseguem tem mais chance de sucesso.
Para que pudéssemos manter o foco e criar um produto simples, e de classe mundial, precisei contratar gente muito boa. Esse é o terceiro segredo. Estimule a diversidade contratando gente melhor que você em diferentes áreas. Esse é o meu maior mérito na Samba Tech. Ter criado, depois de muitas tentativas, um time fora da curva.
Marcelo Miranda – Para aquelas pessoas que tem uma idéia de produto ou serviço mas não sabem por onde começar para empreender, qual sua dica?
Gustavo Caetano – Busque um problema real. Muitos desenvolvem produtos excepcionais, mas que não resolvem problemas das pessoas. A inovação muitas vezes surge da observação e as soluções podem ser mais simples do que imaginamos. Quando pensar em criar algo novo pense sempre em três coisas:
1. Estou melhorando a vida de alguém? O EasyTaxi, aplicativo para chamar taxi pelo celular, fez com que o processo de pedir um taxi fosse transparente e simples. Com esse aplicativo é possível saber exatamente qual o taxi que vai te buscar e quanto tempo vai demorar;
2. Estou arrumando algo que está errado? O Airbnb, startup que permite que qualquer pessoa disponibilize um quarto para aluguel de curta temporada, está revolucionando a indústria hoteleira, que não consegue suportar a demanda crescente de pessoas que viajam pelo mundo. Com Airbnb é possível alugar um apartamento de 1 quarto em Manhattan por uma semana pagando a metade do que se pagaria em um hotel;
3. Estou fazendo com que alguma coisa ruim não desapareça? O açaí sempre foi bem popular no nordeste, mas só virou febre no país todo depois que empresários buscaram soluções para distribuí-lo pelo país. A solução era bem simples, congelar a polpa do açaí. Isso permitiu que qualquer pessoa consiga comprar uma polpa de açaí nos Estados Unidos, por exemplo.
Marcelo Miranda –  Para aquelas pesoas que não tem a idéia mas querem empreender, como buscar? Quais tipo de idéias devem buscar? Como procurar?
Gustavo Caetano – Leia revistas e livros sobre o assunto, mas não fique preso nisso. Hoje é possível testar e validar idéias sem gastar muito dinheiro. Sempre estimulo os novos empreendedores a tirarem suas idéias do papel, pois idéias são commodities sem valor. Colocar em prática que é difícil e esse exercício gera muitos aprendizados. Mesmo as idéias que derem errado na prática geram bons conhecimentos para o empreendedor arriscar novamente no futuro. É comum no Vale do Silício encontrar empreendedores que falharam 3 ou 4 vezes antes de obterem sucesso.
Marcelo Miranda –  O erro é um passo comum na estrada do empreendedor. Você pode nos contar um erro em seu caminho? Como lidar?
Gustavo Caetano – As pessoas tendem a imaginar que empreendedores são super heróis ou pop stars. Porém, o dia-a-dia é muito mais difícil do que as pessoas imaginam. Tive vários erros e decepções na minha trajetória e os piores deles sempre foram relacionados à pessoas. Cuidado sempre nas contratações, na escolha dos sócios e na confiança depositada em alguns colaboradores. Aí estão os maiores erros de um empreendedor.
Marcelo Miranda – Você poderia citar exemplos de emprendedores de tecnologia e de empresas mais tradicionais que vocë se identifica?
Gustavo Caetano –  Gosto muito de empreendedores como Richard Branson, que é um especialista em arrumar mercados ruins, Bill Gates e Steve Jobs, visionários e sonhadores, Marco Stefanini (CEO da Stefanini – maior empresa de tecnologia do país) e Laércio Cosentino, pelo poder de realização e ousadia que eles têm.

Marcelo Miranda –  Como você estimula a inovação, o empreendedorismo corporativo dentro de suas empresas?
Gustavo Caetano – Somos uma empresa focada em inovação e como reconhecimento ganhamos vários prêmios internacionais nessa área. Para mantermos uma cultura inovadora nós damos poder às pessoas para que elas possam ter liberdade de ousar e errar.
Também criamos um evento interno chamado HackWeek. A cada 2 meses nós paramos a empresa toda por uma semana. As pessoas formam grupos e podem trabalhar em qualquer projeto, desde que ao final entreguem um protótipo funcional. Do HackWeek surgiram vários produtos (internos e externos) e também 2 empresas que hoje fazem parte do Samba Group.
Marcelo Miranda –  Você acha que a formação é importante para o empreendedor? Que tipo? Como buscar?
Gustavo Caetano – Os empreendedores de hoje são pessoas com ótima formação e que entraram nessa vida por opção. Startups como Baby.com.br, Groupon Brasil, Peixe Urbano entre outras tem fundadores que estudaram em grandes universidades americanas. Outras como Buscapé, Kekanto, Geninjas, vieram de universidades de ponta no Brasil. Conhecimento é primordial para a criação de um negócio de sucesso e ele pode ser adquirido através de cursos formais ou com a leitura de livros e blogs. O ideal é uma mistura entre os dois métodos.
Marcelo Miranda –  Quando você contrata, quais as características que você busca nas pessoas?
Gustavo Caetano – Mais do que um bom currículo sempre vejo se a pessoa também se encaixa na cultura da empresa. O diretor comercial da Samba tem apenas 23 anos e é responsável por um time de altíssima performance. Quando o contratei em Uberlândia, ele trabalhava em outro mercado, mas sabia que tinha um perfil que se encaixava perfeitamente na Samba. E foi o que aconteceu!
Perfil:
Gustavo Caetano fundou a Samba Tech há 9 anos e transformou startup mineira na líder em soluções para vídeos online na América Latina. Devido ao seu estilo inovador e ousado ele já compartilhou suas experiências em eventos no MIT, ONU e NASDAQ. Foi nomeado o Empreendedor de Sucesso no Brasil em 2009 pela PEGN e Visa, melhor fundador pelo The Next Web em 2012, além de um dos 50 mais inovadores do mundo digital brasileiro pela ProXXIma no mesmo ano.  Hoje, ele é o CEO do Samba Group, holding que conta as empresas Samba Tech, Samba Ads e Adstream Samba, e que oferece soluções para mais de 200 clientes. Pelo seu conhecimento e influência foi nomeado também presidente da Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

Marcelo Miranda 

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