terça-feira, 4 de junho de 2013

Deste perfil de candidato eu fujo ! E fujo correndo !

Muitos livros, artigos e estudos já foram escritos sobre formação de equipe. Muito já foi dito sobre como dimensionar equipe, como buscar a pluralidade, como compatibilizar os valores e princípios entre o candidato e a empresa e principalmente sobre quais são as habilidades e características que devemos buscar em um candidato. Partindo-se desse princípio, quero abrir uma outra discussão dentro desse mesmo assunto: quais as características ou traços de personalidade que fazem com que um candidato não seja bem vindo na nossa equipe, ou resumindo, do que devemos fugir no processo de seleção de um candidato !!
Sei que é um tema polêmico e pretendo tratá-lo como tal. Não vou usar de subterfúgios ou antônimos do que buscamos em um candidato para dizer o que não busco. Falta de iniciativa, pouca visão de negócios, dificuldade de relacionamento não farão parte da minha lista pois na minha opinião se enquadram no que disse anteriormente, ou seja, uma maneira de amenizar o tema. Vou tentar chegar o mais próximo possível do que eu considero como cerne da questão e expor abertamente quais são as características que me fazem fugir de um candidato.

Pessimismo, conformismo e “derrotismo”
O pessimismo faz com que você não consiga enxergar a luz,
O conformismo faz com que você não acredite que vale levantar e tentar de novo, 
O “derrotismo” faz com que ache que já perdeu, antes mesmo de começar.

A fusão dessas três características, ou traços de perfil, faz com o que o candidato traga uma “nuvem negra” para dentro da empresa. Acho que os gestores deveriam ser menos tolerantes com esse tipo de profissional já que ele acaba destruindo a produtividade, com uma onda contagiante de baixo astral, e corroendo os sonhos daqueles que insistem em acreditar e batalham para acordar cedo, trabalhar, produzir, desenvolver, entregar e voltar para casa com alegria e satisfação.
Se você se deparar com um candidato com essas características, sugiro agradecer a presença e fugir da entrevista. Corra o mais rápido que você puder, pois quanto menos tempo exposto a esse perfil, menos contagiado você ficará.
Fábio Celeguim

Nenhum comentário:

Postar um comentário