segunda-feira, 17 de junho de 2013

A Guerra da atenção não se ganha no grito

Quantos segundos você suporta um pop up agressivo quando acessa um site na web?
Talvez não seja uma prática generalizada, mas já está saturando o péssimo hábito de alguns provedores de enfiar um pop up enorme pela goela estreita da paciência do internauta que não pediu, não deseja, não tem tempo nem motivação para curtir a mensagem indesejada.
Você acessa uma página, começa a ver o que está em destaque e talvez te interesse e POW!, vem um pop up que encobre o que ainda nem tinha sido visto integralmente. Isso não funciona. Na comunicação, não importa o meio, agressividade excessiva é tão improdutiva quanto marasmo e apatia.
media web é nova, mas o aprendizado tem que ser mais rápido e as soluções mais efetivas.
A publicidade na Rede é um formato de venda que rapidamente vem se consolidando.  Em 2012, conforme divulgado pela imprensa, na pátria do marketing e da publicidade, faturou quase 37 bilhões de dólares. O crescimento anual foi chinês, mais de 15%.
No Brasil, guardadas as dimensões das economias, os números não são muito diferentes. Mas tentar obter audiência coercitiva já é outra história.
Em vendas é imperdoável ignorar o clássico modelo AIDA. Chamar a Atenção, despertar oInteresse, criar o Desejo e provocar a Ação. Começou com Adão, ainda no paraíso, e continua efetivo até hoje. Não é antigo nem moderno, é eterno.
O modelo vale tanto para a venda pessoal como para outras formas impessoais de influenciar positivamente a percepção e decisão de potenciais interlocutores.
Sem chamar atenção não se consegue avançar até a decisão do negócio. O jogo, porém, não é só chamar atenção, como fazem alguns brucutus da comunicação e outros gaiatos que eventualmente se transformam em virais de efeito fugaz na Internet.
Os passos precisam ser sinérgicos e reflexivos ou não teremos sintonia na comunicação. O efeito da atenção afeta e eventualmente condiciona o quantum do interesse, este evolui para o desejo e então a compra e a venda acontecem.
No Place web a competição por atenção tende a ser ainda mais acirrada do que em outras mídias, o que pede mais música do que barulho, mais inventividade e menos grito.
Alfredo Duarte

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