É fato que boa parte das empresas nunca teria saído do papel se as perspectivas de seus respectivos criadores fossem baseadas apenas em planejamento. Ao contrário do que se sabe, a maioria delas surgiu com base em pouco planejamento, se é que houve algum.
É o caso da Apple, da Honda, da IBM, da Microsoft, da Sony, da 3M e da The Body Shop, entre outras, que são frutos da vontade inequívoca de seus fundadores, de prosperar a qualquer custo, com base em erros e acertos cometidos alo longo do caminho, até a empresa ganhar corpo e se consolidar.

Segundo Akio Morita, que entrou na empresa pouco depois da sua fundação, aquele pequeno grupo se reunia em conferências e, durante semanas, tentaram descobrir em que tipo de negócio a empresa poderia se aventurar para ganhar dinheiro.
Eles consideraram uma série de possibilidades, desde sopa adocicada de creme de feijão até miniaturas de equipamentos de golfe e réguas de cálculo. A primeira tentativa de produto da Sony, uma simples panela elétrica para fazer arroz, não funcionava direito e o seu primeiro produto significativo, um toca-fitas, fracassou no mercado.
Por que as empresas, em geral, não planejam?
Existem várias razões, ou justificativas, para as empresas não se planejarem, dentre as quais, pode-se destacar:
1. Questão cultural: de alguma forma, a empresa sempre ganhou dinheiro e, por conta disso, não se acostumou a planejar; na prática, até o momento, ninguém considerou necessário. Frase típica: “em time que está ganhando não se mexe”;
2. Questão de orgulho: seus membros, familiares ou não, foram favorecidos pelas circunstâncias – mercado, planos econômicos, oligopólio, país em crescimento etc. – ao longo do tempo. Frase típica: “eu sei o que estou fazendo”;

Eu poderia mencionar também a “questão ignorância”, no sentido literal da frase, ou ausência de conhecimento, entretanto, isso não serve mais de justificativa para empresários ou empreendedores, seja qual for o tamanho da empresa. No mínimo, pode-se pedir ajuda ou consultar a vasta literatura disponível sobre o assunto.
Por que as empresas precisam de planejamento?
De início, tenha em mente o seguinte: pode-se começar uma empresa com pouco ou sem qualquer planejamento. Entretanto, a partir de determinado ponto será praticamente impossível mantê-la competitiva no mercado sem planejamento.
Como me disse certa vez o Prof. Oriovisto Guimarães, CEO do Grupo Positivo, em Curitiba “chega um momento em que você não tem mais domínio da situação e, então, é necessário mudar antes que mudem você”.
Nesse sentido, o planejamento se faz necessário. Por um lado, a ferramenta ajuda o empreendedor a concentrar a sua atenção no negócio e, especificamente, na necessidade de fazer investimentos para revitalizar a empresa. Por outro, garante que os colaboradores reconheçam a necessidade de manter o comprometimento e o foco para as questões mais relevantes para o negócio.
Quando levado a sério, o planejamento pode proporcionar mudanças incríveis para as empresas. Por experiência própria, relaciono a seguir as dez razões principais pelas quais o empreendedor deve adotar uma postura diferente em relação a isso.
Planejamento:
1. Amplia a capacidade de entendimento do negócio e reduz as especulações improdutivas sobre o que está acontecendo;
2. Permite analisar com mais frequência os pontos fortes e fracos e também as ameaças e oportunidades para que se descubra a necessidade da mudança;
3. Aumenta a capacidade do empreendedor para alcançar objetivos por meio da organização das ideias;
4. Confirma algumas hipóteses e questiona outras que devem ser ajustadas com o passar do tempo;
5. Ajuda a preservar recursos importantes;
6. Estimula a empresa a competir e a manter o foco no negócio;
7. Contribui para preservar o negócio sem a dependência dos sócios principais;
8. Comunica e dissemina a estratégia por toda a empresa;
9. Permite o alinhamento das metas gerenciais, operacionais e pessoais à estratégia principal;
10. Proporciona o feedback necessário para aprofundar o conhecimento da estratégia e aperfeiçoá-la.
Em planejamento, o importante é começar. Dê o primeiro passo com fé e, depois de um tempo, com a melhoria dos resultados, não saberá mais viver sem ele. Ainda que seja visto como ameaça por muitos, planejar é essencial para que o negócio prospere e, sobretudo, sobreviva por várias gerações.
Pense nisso, empreenda e seja feliz!
Jerônimo Mendes
Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/dez-razoes-para-planejar-o-seu-negocio/68637/ acesso em 05 de fevereiro de 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário