Bastou a Disney anunciar a compra da Lucas Films, responsável pelo sucesso de público Star Wars, para a marca atingir um total de 596 mil citações no Twitter, em todo o mundo, no último mês. O mesmo pico aconteceu com o Walmart. Por causa da Black Friday, a empresa foi citada 274 mil vezes no microblog.
Para medir a popularidade das marcas na rede social, a agência de publicidade JWT acaba de lançar o The Most Tweeted Brands (MTB). (Os dados acima, aliás, foram gerados pela ferramenta.) Completamente gratuito, o site permite que as empresas meçam em tempo real a popularidade de sua marca – e também da marca de seus concorrentes. Fazem parte da ferramenta as 100 marcas mais valiosas do mundo (segundo o ranking internacional BrandZ) e das 50 maiores brasileiras.
Um ponto negativo é o fato de a ferramenta não contabilizar o Facebook, um fenômeno de audiência no Brasil e coincidentemente, a marca mais popular no Twitter mundialmente, de acordo com o MTB.
Segundo Fernand Alphen, head of strategy da JWT o site sofrerá um upgrade nos próximos meses. Nessa próxima fase, serão monitorados também os blogs e outras redes sociais, como o Facebook. “Os blogs são os que parecem ter mais relevância do ponto de vista de abordagem de marcas, por isso os priorizamos. O Facebook entrará também, mas é mais difícil por se tratar de uma plataforma muito fechada tecnologicamente”, diz Alphen.
A primeira versão da ferramenta já está no ar. Ao acessar o site, é possível gerar levantamentos pelo ranking das mais mencionadas, por categoria, por país e por região. O MTB rastreia o que é dito sobre as marcas em qualquer língua e em mais quatro idiomas ideográficos (japonês, russo, coreano e árabe).
ÉPOCA NEGÓCIOS
FONTE: http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Empresa/noticia/2012/12/jwt-lanca-ferramenta-gratuita-para-empresas-medirem-popularidade-no-twitter.html acesso em 13 de dezembro de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário