No meu último blog, citei uma pesquisa realizada pela IBM Global com 1500 gestores de mudança, e fiz comentários sobre o item mais citado como sendo um fator inibidor da gestão de mudança. Segundo consta e escrevi aqui, 58% dos entrevistados viram como o fator mais importante, a falta de uma Cultura Corporativa que incentivasse as mudanças. Concordei plenamente. Sem uma Cultura Corporativa voltada as mudanças, dificilmente elas ocorrem.
Pois bem. Um outro item que me chamou a atenção de forma preocupante pela falta de sensibilidade dos entrevistados para com o assunto comunicação. Apenas 20% dos mesmos citaram o termo falta de informações e ainda assim, de forma indireta, mencionando o problema como um erro de informação. Pelo que li na pesquisa, em nenhum momento foi citado o termo Comunicação ou falta dela como sendo um fator inibidor para a gestão de mudança.
Confesso que fiquei preocupado. Afirmo, que sem uma comunicação clara, objetiva, precisa e verdadeira, não se faz uma gestão de mudança com eficácia. A Comunicação é uma das principais, senão a maior ferramenta que um líder possui para poder comandar uma gestão de mudança. Sem comunicação, não se muda nada e mais, ela precisa ser assertiva.
Comunicar não é apenas jogar informações “ao vento” e esperar que elas cheguem ao seu destino intacta. Tampouco é falar tudo para todo mundo. Menos ainda é falar sem se preocupar se o seu interlocutor entendeu o que você quis dizer.
O mais importante num processo de comunicação não é o que você comunica mas sim o que o seu interlocutor entende. Acredite, milhões de reais são jogados no lixo simplesmente porque as pessoas não entenderam bem o que se queriam delas e o pior, não lhes era “permitido” perguntar. As pessoas já estão naturalmente inseguras pela mudança que está por vir. Não sabem se a suas posições serão mantidas após a mudança. Estão com medo. Não querem se expor, perguntado ou deixando no ar que não entenderam algo. O que elas fazem? Silenciam e vão protelando o quanto podem. Qual o resultado? Perda de produtividade, confiança e dinheiro. Muito dinheiro.
Se pudesse deixar aqui um único conselho sobre como liderar um processo de mudança, não teria dúvida. Invista o máximo que puder na melhor comunicação possível a todos os seus liderados e equipe. Não economize esforços e recursos. Crie canais e permita que as pessoas façam perguntas. Muitas perguntas. Responda a todas que puder com clareza. As que não puder responder ou não souber, afirme a sua posição e nunca,…..jamais deixe uma pergunta sem resposta. Uma dúvida num momento de mudança é sempre o pior que pode acontecer. Tenha certeza, se você não responder, as pessoas vão buscar as respostas e aí você pode perder o controle da situação. Assim, reitero, a comunicação é essencial para uma boa gestão de mudança. Comunique-se bem e….. Sucesso.
Airton Carlini
Fonte: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/blog-do-management/2012/12/19/comunicacao-e-fundamental/ acesso em 19 de dezembro de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário