No meu último blog, citei uma pesquisa realizada pela IBM Global com 1500 gestores de mudança, e fiz comentários sobre o item mais citado como sendo um fator inibidor da gestão de mudança. Segundo consta e escrevi aqui, 58% dos entrevistados viram como o fator mais importante, a falta de uma Cultura Corporativa que incentivasse as mudanças. Concordei plenamente. Sem uma Cultura Corporativa voltada as mudanças, dificilmente elas ocorrem.

Confesso que fiquei preocupado. Afirmo, que sem uma comunicação clara, objetiva, precisa e verdadeira, não se faz uma gestão de mudança com eficácia. A Comunicação é uma das principais, senão a maior ferramenta que um líder possui para poder comandar uma gestão de mudança. Sem comunicação, não se muda nada e mais, ela precisa ser assertiva.
Comunicar não é apenas jogar informações “ao vento” e esperar que elas cheguem ao seu destino intacta. Tampouco é falar tudo para todo mundo. Menos ainda é falar sem se preocupar se o seu interlocutor entendeu o que você quis dizer.
O mais importante num processo de comunicação não é o que você comunica mas sim o que o seu interlocutor entende. Acredite, milhões de reais são jogados no lixo simplesmente porque as pessoas não entenderam bem o que se queriam delas e o pior, não lhes era “permitido” perguntar. As pessoas já estão naturalmente inseguras pela mudança que está por vir. Não sabem se a suas posições serão mantidas após a mudança. Estão com medo. Não querem se expor, perguntado ou deixando no ar que não entenderam algo. O que elas fazem? Silenciam e vão protelando o quanto podem. Qual o resultado? Perda de produtividade, confiança e dinheiro. Muito dinheiro.
Se pudesse deixar aqui um único conselho sobre como liderar um processo de mudança, não teria dúvida. Invista o máximo que puder na melhor comunicação possível a todos os seus liderados e equipe. Não economize esforços e recursos. Crie canais e permita que as pessoas façam perguntas. Muitas perguntas. Responda a todas que puder com clareza. As que não puder responder ou não souber, afirme a sua posição e nunca,…..jamais deixe uma pergunta sem resposta. Uma dúvida num momento de mudança é sempre o pior que pode acontecer. Tenha certeza, se você não responder, as pessoas vão buscar as respostas e aí você pode perder o controle da situação. Assim, reitero, a comunicação é essencial para uma boa gestão de mudança. Comunique-se bem e….. Sucesso.
Airton Carlini
Fonte: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/blog-do-management/2012/12/19/comunicacao-e-fundamental/ acesso em 19 de dezembro de 2012.
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