Como o nome já diz, as “redes” sociais – nas suas mais variadas formas – são massas críticas (muitas vezes espontâneas) em torno de conteúdos que podem eventualmente ser catalisados e transformados em inovação.
O ponto forte delas é a capacidade de sintetizar e apontar aquilo que o mundo está vendo e pensando. O segredo? Saber aproveitar sua amplitude, profundidade (quando há, pois muitas são superficiais), velocidade e principalmente seus filtros auto-reguladores.Empreendedores podem utilizar as redes sociais como uma ponte para:
1. Diálogos
Nas redes, estão pessoas com experiências de vida e opiniões divergentes, e, por que não, complementares. Essa convivência multicultural deve ser instigada e valorizada.
2. Ideias
Em meio a essa pluralidade, os cidadãos estão se empoderando e ditando caminhos. As redes sociais e a web, de maneira geral, têm dado asas à criatividade das pessoas, um insumo e tanto para a inovação.
3. Iniciativas
Nem todas as redes sociais ficam apenas no terreno das palavras e das ideias. Tem muita gente fazendo acontecer, juntando outras pessoas em prol de projetos humanos, políticos, solidários. O “crowd” nunca esteve tão engajado. Vide as inúmeras iniciativas de crowdsourcing e crowdfunding, no Brasil e pelo mundo afora.
Lourenço Bustani
Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/dicas-de-especialista/noticias/como-as-redes-sociais-podem-ajudar-a-inovar-seu-negocio acesso em 13 de dezembro de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário