A comparação entre uma empresa com problemas internos e uma pessoa que, em seu estado atual de saúde, apresente sintomas de doença tem, muitas vezes, levado os estudiosos em Administração a usarem a palavra diagnóstico para que se compreenda com mais exatidão, no sentido administrativo, conceitos de consulta médica, exames preliminares, avaliação dos resultados, identificação da doença; também, do momento e de como informá-la ao paciente, e de prescrever e acompanhar o tratamento, até à cura. Realmente, este é um bom modelo.
Conhecer o problema real do Cliente (estado de saúde atual do paciente) – por meio do diagnóstico - é, como você já sabe, o objeto da 1ª reunião Consultor- Cliente. Nela, ambos deverão reconhecer a situação atual da Empresa e concluir sobre o onde e o como devem chegar para reduzir ou eliminar o problema pré-existente. A técnica aconselhada é a de ouvir o cliente com máxima atenção e formular perguntas que o levem à reflexão, a trazer dados e informações precisas para os dois - Consultor e Cliente - conhecerem perfeitamente o tamanho do problema (diagnóstico, a fase mais importante da Consultoria) e identificar, a partir de sua dimensão, suas correlações no ambiente organizacional. Portanto, sem conhecer o real problema (a doença), será muito difícil aplicar metodologia e intervenção corretas.De forma análoga à da saúde dos seres vivos, o diagnóstico, no caso das empresas, requer consultores experientes ou consultas a eles. Há os que se dedicam somente ao diagnóstico e, neste sentido, assemelham-se aos fisiologistas e a muitos clínicos gerais, que sabem ser a doença um processo sistêmico: os sintomas podem ser muitos, diversificados e aparentemente em pontos afastados uns dos outros. Porém,assim como no organismo- empresa, os sintomas de uma mesma anomalia organizacional podem se espalhar pela estrutura, gerando, em sua maior complexidade, uma situação crítica, que seria reconhecida como a situação atual da Empresa que deve ser alterada por meio de ações corretivas. Médicos, na Saúde e Consultores nas empresas devem, por este motivo, cultivar visão holística do todo nas empresas ou nos organismos aos quais se dedicam a preservar a vida.
Todos já tivemos oportunidade de acompanhar, em nossas vidas, ou em filmes, a forma como os bons médicos se envolvem no tratamento, com "seus" pacientes, de moda a que desta sinergia surja uma "cumplicidade" que os fazem autores e coautores da cura. A comparação com a atividade de Consultoria demonstra-se ser muito completa no exemplo de solidariedade, com os mesmos espíritos de "cumplicidade" e "coautoria" que devem nascer desde o primeiro contato com o Cliente. Trazendo o Cliente para a coautoria desde o início, desenvolvem-se, avaliam-se e escolhem-se alternativas, e implantando-as, garante-se, por fim, o bom êxito da Consultoria.
Luiz Romano
Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/consultoria-da-importancia-do-diagnostico/67368/ acesso
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