terça-feira, 2 de outubro de 2012

Onde começam as mudanças organizacionais. Pelos processos ou pelas pessoas?


Frequentemente me perguntam a respeito da necessidade de mudanças dentro das organizações. Muitos dos que perguntam já vem com a resposta pronta e querem apenas a confirmação de que estão certos. Alguns não tem a menor noção do que ou como fazer, mas tem a humildade de reconhecer que algo precisa ser feito.

A pergunta mais comum, refere-se ao que vem primeiro: as mudanças dos processos ou a mudança das pessoas na forma de enxergar os processos?

Certamente alguém dirá  que é preciso iniciar o redesenho dos processos e começar a colocá-los em prática. Outra opinião é a de que as pessoas precisam saber o que vai ser feito e onde estão os erros e só a partir deste momento  deve-se iniciar as correções necessárias. Quem está com a razão?

A resposta é relativamente simples. Não existe mudança de processos sem que as pessoas estejam envolvidas e comprometidas. Elas não vem antes ou depois. Vem juntas. Se você quiser mudar algum processo, as pessoas precisam ser  envolvidas desde o início e isto vai fazer com que elas se comprometam. Aliás, um dos erros mais comuns é a contratação de alguém de fora, especializado em mudança de processos que simplesmente chega com algo pronto e acabado. Esqueça, isto nunca vai funcionar. As pessoas só mudam quando sentem que a mudança é positiva e principalmente, se sentem parte integrante e atuante nas mudanças. Dê as pessoas envolvidas um senso de paternidade. Isto faz toda a diferença na efetividade e na produtividade pós mudanças.

Sentir-se ouvida é o que faz com que as pessoas tenham interesse que as mudanças aconteçam e dêem os resultados esperados. Faça com que se sintam orgulhosas. Eu ajudei a melhorar a produtividade do meu departamento, setor ou de toda empresa! Eu sou o responsável, portanto tenho que fazer com que dê certo!

Alguns líderes pensam que um determinado colaborador não vai funcionar numa nova função e simplesmente pensa a mudança em virtude desta ou daquela pessoa. Não é assim que se faz. Pense no que é melhor para a empresa. Como o processo deve funcionar independentemente das pessoas que estão envolvidas neles, até porque, pessoas deixam as empresas a todo momento. Não fique refém de uma pessoa, como também não fique acreditando que esta é a única forma de se fazer. Sempre é possível melhorar. Isto vale para os processos e para as pessoas.

O mais importante disto tudo, é a clara percepção que num mundo onde tudo acontece de forma tão rápida, não é mais possível acreditar que  o modo como eu fazia algo, ainda é a melhor forma e muito menos achar que existe alguém que é insubstituível. Pense na mudança. Chame as principais peças de seu time. Dê função e responsabilidade a eles. Inicie o projeto de mudança e convoque os envolvidos a participar. Tenha foco e siga em frente. Acredite, pode dar certo com a participação de todos. Sucesso.

Airton Carlini

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