Vamos abordar o mito 3. Dizem que: “Em time que está ganhando não se mexe”. Este é um ditado popular antigo e que assim como outros ditados costumamos repeti-lo sem perceber se ele realmente ainda faz sentido para os dias de hoje. É muito complicado para muitos dentro de uma organização perceber o porque de se mudar algo se os números são positivos, os produtos tem boa aceitação, o serviço é rentável e assim por diante.
Imediatamente após o anúncio de uma mudança importante, já é comum se ouvir pelos corredores e principalmente no “cafezinho” que: ”Esta mudança foi um erro. Nós estávamos bem melhor antes sem todas estas mudanças.” É possível até que no momento em que frases como estas são ditas, elas sejam verdadeiras, sob a ótica de quem as estejam falando. Mas e daí? E agora? Vai adiantar algo ficar remoendo um passado que não volta mais? As mudanças foram definidas. Dê rumo a elas.
Ficar discutindo se elas foram acertadas, feitas no momento oportuno, da forma correta ou não, em momento algum vai fazer com que elas desapareçam. Esqueça estas questões que não irão levá-lo a lugar algum. As decisões foram tomadas e ponto. O seu trabalho e de todos dentro da organização é fazer com que elas aconteçam o mais rápido possível e principalmente com que dê certo.
A empresa precisa é que todos “arregacem as mangas” e comecem a fazer as coisas acontecerem. Os momentos de grande turbulência tornam as empresas temporariamente vulneráveis, de modo que é neste instante que ela precisa contar com todo o esforço de todos funcionários, colaboradores, sócios e quem mais participar do projeto.
Se você ficar jogando conversa fora discutindo os motivos da mudança, todos sairão prejudicados, pois nos dias de hoje, e daqui prá frente, cada vez mais, a agilidade e a flexibilidade será fundamental para que as empresas atinjam seus objetivos.
Lembre-se de que são nessas horas de grande gasto de energia é que se percebe quem são os grandes líderes e mais do que isto, quem está dentro e quem está fora. Os períodos de mudança são sempre os melhores para que você se mostre e se diferencie. É agora que se percebe com quem se pode contar. Acredite, isto vai fazer toda a diferença na sua avaliação e mais do que no seu crescimento profissional seja dentro ou fora da empresa. Seus clientes e fornecedores irão perceber com muita clareza o seu comprometimento e a sua força visando implementar da melhor forma possível tudo que precisa ser feito.
Faça a diferença. Aceite o novo e SUCESSO.
Airton Carlini
Fonte: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/blog-do-management/2012/10/22/mito-3-as-mudancas-nao-eram-necessarias/ acesso em 22 de outubro de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário