Começou o horário politico de 2012 e a exemplo de todos os outros anos, uma e outra proposta inteligente, um e outro candidato com intenção e senso público, se juntam no mesmo saco de políticos profissionais e aproveitadores das necessidades e esperanças do eleitorado. A fauna humana inclui visionários, missionários e alguns caras de pau assumidos.
Já faz algum tempo, meu olhar tem sido cada vez menos político e mais enviesado para a arte de comunicação dos candidatos. O contexto não seduz, as mensagens são ambíguas, o desempenho quase sempre sofrível.
Tem de tudo, na forma e no conteúdo. O que dizem e como o fazem varia do puro nonsense ao discurso propositivo que soa lógico e honesto. Ou seja, um ambiente ideal para observar e fazer conexões que ampliam percepções e geram aprendizado.
No sentido mais puro e mais nobre dos termos, especialmente na hora do vamos ver da campanha, cada candidatura é um produto, cada candidato é um vendedor, cada discurso é uma proposta de venda. Ou deveria ser.
Candidatos não são atores nem vendedores profissionais, mas são comunicadores potencialmente críveis quando são autênticos e portadores de propostas factíveis e de interesse social. O problema é quando o conteúdo, o tom e a intenção não dão liga.
Comunicação é uma das habilidades mais essenciais dos profissionais de venda e de certa forma a que se tem menos controle. Explorar sua pertinência e eficácia é básico nos bons treinamentos de vendas. O lugar comum é a percepção de que comunicação não é o que se diz, é o que se ouve da parte verbal somado ao que se vê das nuances não verbais. Para efeitos práticos, quem emite é controlado por quem recebe a mensagem.
Nas campanhas de rádio e televisão, a coisa pega. O candidato diz uma coisa, a entonação diz outra, e se há imagem, é comum a dissonância ser aumentada. Quando falta autenticidade na emissão, sobra ruído na comunicação. E aí ninguém compra, ninguém vende. No bom sentido.
Alfredo Duarte
Fonte:http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/blog-do-management/2012/08/23/quando-a-comunicacao-nao-e-boa-ninguem-compra-ninguem-vende/ acesso em 23 de Agosto de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário