sexta-feira, 22 de junho de 2012

Análise: o papel dos resultados na consolidação da liderança


A liderança passou pela era dos capatazes, chefes, gerentes, líderes inspiradores, servidores, motivadores... Mas, definitivamente, precisamos de líderes que compreendam a verdadeira essência da liderança: os resultados. Independente da sua área de atuação, um líder existe para construir resultados.
E qual a grande diferença desses líderes? Eles constroem resultados por meio do envolvimento das pessoas, e de uma participação engajada de sua equipe.
É fato que para engajar pessoas, o líder deve assumir o papel de servidor, inspirador, motivador etc., mas sem negligenciar que esses papéis devam levar as pessoas ao comprometimento com os resultados.
Você pode considerar essa abordagem um tanto quanto fria, corporativa, mas a verdade é que os resultados é que sustentam a carreira de qualquer profissional, principalmente aqueles que assumem um posto de liderança. No entanto, eu quero que você compreenda que os resultados transcendem aos indicadores estabelecidos em um planejamento estratégico. Eu gosto de destacar dois tipos de resultados:
Tangíveis: aqueles que podemos medir, que indicam de maneira clara e objetiva o alcance dos resultados almejados pela empresa. Esses resultados são fundamentais para que não haja discussão sobre o desempenho do líder. Está ali, para quem quiser ver!
Intangíveis: aqueles que não podemos medir, mas que fazem uma grande diferença no engajamento das pessoas. Eu gosto de chamar esse resultado de legado – aquilo pelo qual o líder verdadeiramente será lembrado. É difícil medir o impacto disso em números e indicadores, mas representam a causa do líder, a sua verdadeira essência.
Por fim, é preciso compreender: os resultados tangíveis norteiam as ações da liderança, já os resultados intangíveis sustentam o seu posicionamento como líder. Afinal, as pessoas não se comprometem com um líder, e sim, com a causa do líder.

Alexandre Prates

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